top of page

Parou de sentir o cheiros durante a quarentena? Existe uma grande chance de estar com Covid 19

Atualizado: 2 de jul.

Nessa quarentena, devido a infecção pelo Covid 19, nossos sentidos também estão sendo colocados em isolamento… A relação entre a perda do olfato, hiposmia, e da sensibilidade para os gostos e a infecção pelo novo coronavírus já está bem estabelecida. O que ainda não sabemos é como esses pacientes afetados irão evoluir a médio e longo prazo. Na maioria das vezes o quadro é autolimitado, isto é, se resolve espontaneamente em até dois meses.


A hiposmia impede que percebamos os perfumes e sabores que tanto nos dão prazer em nossa vida cotidiana. Ficar sem sentir os cheiros e gostos não é normal e pode nos prejudicar bastante. Além disso, essa condição dificulta o reconhecimento de alimentos estragados, a manutenção da higiene pessoal e também a percepção de um possível vazamentos de gás, indicando perigo.


Temos que realizar uma investigação da causa do problema, que pode estar no nariz ou no nervo olfatório. Após a etapa diagnóstica, conseguimos instituir o tratamento adequado e recuperar essa sensibilidade em muitos pacientes.


Ainda não existe nenhum tratamento definitivo específico para a anosmia relacionada ao Covid 19, mas existem sim medicamentos e terapias que podem vir ajudar na recuperação desses sentidos fundamentais. Estratégias como o uso de anti inflamatórios, tópicos e sistêmicos, associados ao treinamento olfativo, podem ajudar a recuperar mais rapidamente o paciente afetado.


Saiba que podemos ajudá-lo a vencer mais esse desafio. Caso apresente dificuldade de sentir cheiros ou a diminuição do paladar, conte conosco para ajudar.





Dr. Bruno Rossini (CRM-SP 115697; RQE:34828)

Fone e WathsApp: (11) 91013-5122 | (11) 99949-7016

Clinica Oto One- São Paulo

Instagram: @brunorossini


Perguntas e Respostas sobre Hiposmia e COVID-19

  1. O que é hiposmia?

  • Hiposmia é a redução parcial do olfato, ou seja, a pessoa sente os cheiros de forma menos intensa do que o normal.

  1. A hiposmia é um sintoma comum da COVID-19?

  • Sim, a hiposmia é um dos sintomas mais comuns da COVID-19, podendo afetar até 80% dos pacientes.

  1. Por que a COVID-19 causa hiposmia?

  • O vírus SARS-CoV-2 pode afetar as células do neuroepitélio olfatório, responsáveis pela percepção dos odores, levando à inflamação e disfunção temporária.

  1. A hiposmia causada pela COVID-19 é permanente?

  • Na maioria dos casos, a hiposmia causada pela COVID-19 é temporária e melhora espontaneamente em algumas semanas ou meses. No entanto, em alguns casos, pode persistir por mais tempo ou se tornar permanente.

  1. Existe tratamento para a hiposmia causada pela COVID-19?

  • Não existe um tratamento específico para a hiposmia pós-COVID-19, mas algumas terapias podem ajudar na recuperação do olfato, como o treinamento olfativo com óleos essenciais.

  1. O que é o treinamento olfativo?

  • É uma técnica que consiste em cheirar diferentes óleos essenciais por alguns minutos, duas vezes ao dia, para estimular a regeneração das células olfativas.

  1. Quando devo procurar um médico se tiver hiposmia após a COVID-19?

  • Se a hiposmia persistir por mais de duas semanas ou se piorar, é importante procurar um otorrinolaringologista para avaliação e acompanhamento.

  1. Além da hiposmia, quais outros sintomas otorrinolaringológicos podem estar associados à COVID-19?

  • Outros sintomas comuns incluem anosmia (perda total do olfato), parosmia (distorção do olfato), dores de garganta, congestão nasal e perda auditiva.

  1. A hiposmia pós-COVID-19 pode afetar a qualidade de vida?

  • Sim, a hiposmia pode afetar a qualidade de vida, pois o olfato está relacionado ao paladar, à segurança (percepção de perigos como gás ou fumaça) e ao bem-estar emocional.

  1. Quais são as perspectivas para a recuperação da hiposmia pós-COVID-19?

  • A maioria das pessoas recupera o olfato em algumas semanas ou meses, mas em alguns casos, a recuperação pode ser lenta e gradual. O acompanhamento médico e a realização de treinamento olfativo podem ajudar na recuperação.


Conte comigo para ajudar! 

Dr. Bruno Rossini (CRM-SP 115697; RQE:34828)

Fone e WathsApp: (11) 91013-5122 | (11) 99949-7016

Clinica Oto One- São Paulo

Instagram: @brunorossini






Comments


OtoOne - Otorrinolaringologista em São Paulo
bottom of page