Obstrução nasal: nariz entupido
Precisa de tratamento para obstrução nasal?
Conte conosco para ajudar.
Nossa equipe de otorrinolaringologistas especializados está pronta para lhe atender. Fazemos o tratamento baseado em um diagnóstico personalizado.
Pare de sofrer! Agende hoje mesmo sua consulta com um otorrinolaringologista especialista.
Saiba mais sobre a obstrução nasal:
O que é a obstrução nasal crônica?
A obstrução nasal é a dificuldade de respirarmos pelo nariz, sem que façamos esforço para isso, o que gera um grande desconforto para os pacientes.
Uma das funções do nariz é preparar o ar para chegar aos pulmões, isto é, a mucosa nasal filtra, aquece e umidifica o ar. Com o nariz constantemente entupido ou congestionado perdemos essas importantes funções pois temos que respirar pela boca (respiração oral), o que pode gerar diversas consequências negativas para nossa saúde.
A obstrução nasal pode afetar adultos e crianças, ser uni ou bilateral, ser aguda ou crônica e ser constante ou intermitente, a depender da causa do problema.
Quais são as causas da obstrução nasal?
Os resfriados, gripes, rinites, sinusites e pólipos nasais são as causas inflamatórias ou infecciosas mais comuns.
Já os desvios de septo nasal, assim como o aumento (hipertrofia) dos cornetos (conchas nasais) e das adenoides (“carne esponjosa”), são as alterações anatômicas mais frequentemente relacionadas com o problema.
Como fazemos o diagnóstico do nariz entupido constantemente?
O mais importante é realizar uma consulta médica com um especialista em otorrinolaringologia. Nessa, além de uma entrevista minuciosa e um exame físico detalhado, será indicada a realização do exame de videonasolaringoscopia. Com esse exame endoscópico das cavidades nasais, conseguimos entender melhor a etiologia do problema. Por vezes, também solicitamos exames de imagem, como a tomografia de seios da face (tomografia de seios paranasais) para nos auxiliar no diagnóstico.
Como é realizado o tratamento da congestão ou obstrução nasal crônica?
O tratamento dependerá da causa do entupimento nasal. Podemos realizar uma abordagem com medicações anti-inflamatórias, descongestionantes e com antibióticos, mas também podemos indicar um procedimento cirúrgico.
As cirurgias de septoplastia (correção do desvio de septo nasal), turbinectomia (redução do tamanho dos cornetos nasais), polipectomia (remoção de pólipos nasais), sinusectomia (tratamento cirúrgico das sinusites) e adenoidectomia (remoção das adenoides) são procedimentos frequentemente indicados para resolver a obstrução nasal crônica.
Posso utilizar os descongestionantes nasais tópicos em gotas, as famosas “gotinhas mágicas”?
Sabemos que em pacientes adultos, é frequente o uso abusivo de descongestionantes nasais tópicos, isto é, dos vasoconstrictores nasais em gotas. Porém, advertimos que o uso abusivo dessas substâncias pode levar a grandes prejuízos para nosso organismo. Além de destruir a mucosa interna do nariz, piorando ainda mais a respiração, pode causar hipertensão arterial e arritmias cardíacas. As substâncias mais utilizadas com esse fim, de forma errônea, são a nafazolina e a oximetazolina. Caso você já utilize essas medicações, não deixe de procurar um otorrinolaringologista.
Evite se automedicar. Caso apresente obstrução nasal crônica, nossa equipe está preparada para atendê-lo da melhor forma possível.