Anosmia e Hiposmia: a perda de olfato!
Precisa de tratamento para hiposmia?
Conte conosco para ajudar.
Nossa equipe de otorrinolaringologistas especializados está pronta para lhe atender. Fazemos o tratamento baseado em um diagnóstico personalizado.
Pare de sofrer! Agende hoje mesmo sua consulta com um otorrinolaringologista especialista.
ANOSMIA E HIPOSMIA: a perda de olfato!
A anosmia e a hiposmia se referem, respectivamente, a ausência ou diminuição da olfação, que é a capacidade de sentir cheiros.
Atualmente, esses sintomas estão em evidência devido a relação marcante com a infecção do Covid 19. Até 85% dos pacientes infectados pelo novo coronavírus (SARS COV 2) apresentam algum tipo de alteração na perceção do odores ou dos gostos dos alimentos.
A privação dos sentidos do olfato e do paladar pode afetar bastante nossa qualidade de vida. Sentir os cheiros e os gostos nos trazem muitos prazeres, lembranças e motivações e ter os sentidos plenos é um dos maiores brilhos de nossa vida.
Esses sintomas podem ter outras possíveis causas, sendo as mais comum as alterações nasais obstrutiva e inflamatórias, como:
- hipertrofia de cornetos
- pólipo nasal
- rinite
- sinusite
- tumores nasais
Traumas do crânio, doenças sistêmicas, envelhecimento, perdas congênitas, uso de medicações e exposição a substâncias tóxicas são algumas das outras causas de anosmia e hiposmia.
Para o diagnóstico, é importante uma avaliação detalhada pelo médico otorrinolaringologista que realizará a história, o exame físico e o exame de nasofibrolaringoscopia.
Em alguns casos pode ser necessária a realização de outros exames como por exemplo tomografia computadorizada e ressonância magnética.
O tratamento vai depender da causa da anosmia e hiposmia, podendo ser indicado uso de medicações como antibiótico, anti inflamatório, vitaminas e medicações nasais; treinamento olfativo, dentre outros
Não se conforme com esta situação desagradável. Caso apresente hiposmia faremos tudo ao nosso alcance para lhe ajudar. Conte conosco.